Diálogo e rede de compartilhamentos estão na pauta da I Jornada Interprogramas do III EPCA

Diálogo e rede de compartilhamentos estão na pauta da I Jornada Interprogramas do III EPCA

O diálogo acerca da produção científica em Comunicação desenvolvida na Amazônia, a estrutura dos Programas de Pós-Graduação e a articulação entre docentes e discentes dos diferentes estados da região são o mote da I Jornada Interprogramas que será realizada durante o III Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA 2019). A atividade ocorre às 14h, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A jornada é uma oportunidade para refletir sobre o cenário da pesquisa em Comunicação desenvolvida fora do eixo sul-sudeste, articulando e fortalecendo uma rede regional de cooperação. Neste momento, os coordenadores dos programas de Pós-Graduação da região Amazônica apresentarão painéis sobre as especificidades e desafios da produção de conhecimento científico em suas universidades e, assim, proporcionar o compartilhamento dos diversos objetos, interlocutores e múltiplas abordagens teórico-metodológicas e político-epistemológicas desenvolvidas na região.

De acordo com a professora Elaide Martins, idealizadora da jornada, a ideia surgiu ao perceber  a necessidade de um espaço de integração e diálogo entre os membros dos PPGs da Amazônia brasileira. “Ao longo dos eventos que tenho participado vejo essa necessidade cada vez mais explícita. É preciso promover e estreitar o diálogo entre os PPGs da região, identificar os desafios e dificuldades em realizar pesquisas na área da Comunicação considerando o nosso contexto e peculiaridades.  É preciso, ainda, trocar experiencias, apresentar e conhecer as  pesquisas que estão sendo desenvolvidas e melhor nos posicionar enquanto pesquisadores da região”, contou. 

A jornada nasceu na reunião do Conselho da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), realizada em novembro de 2018. “Lancei a ideia da jornada e depois, em abril passado, fiz o convite aos colegas dos PPGs da região, o qual foi muito bem aceito. De lá pra cá, juntamente com a professora Danila Cal, temos mantido contato com todos os coordenadores dos PPGs em Comunicação na Amazônia e discutido, coletivamente, questões que nos afetam e suas possíveis soluções”, explica Elaide, que na ocasião coordenava, ao lado da professora Danila Cal, o PPGCOM da UFPA.

Quem assume a missão de representar o programa da UFPA na jornada, e que assumiu em outubro a coordenação, é a professora Manuela do Corral Vieira. Para ela, será um momento de analisar e construir um panorama de propostas e de articulações que ajudem a diminuir as assimetrias que os programas da região Norte possuem dentro do cenário nacional. “Esta é uma questão de extrema importância quando consideramos as possibilidades que o acesso à educação, em todos seus níveis, pode trazer nas transformações dos cenários e na diminuição das desigualdades sociais e econômicas”, enfatiza Manuela.

A professora destaca ainda que já existe diálogo entre os programas, em virtude das atividades comuns que realizam e pelas participações em eventos, congressos e conselhos, que foram e ainda são experiências que mostraram a viabilidade, necessidade e importância de estarem articulados. “Com a jornada, estamos construindo possibilidades e pautas de ensino, pesquisa e extensão, em cenários de representatividade e de visibilidade locais, regionais, nacionais e internacionais, sobretudo quando consideramos a importância da Pós-Graduação na região Norte e dentro da panamazônia”, finaliza. Essas ações e debates dos últimos anos encontram na jornada interprogramas a reunião de interesses e a oportunidade de fortalecimento e avanço na sistematização do diálogo e dos compartilhamentos da rede colaborativa e de união que o EPCA pretende amadurecer em prol dos programas da região Norte.

Deixe uma resposta