1. Os trabalhos deverão ser enviados via e-mail, de 28 de agosto a 20 de outubro pelo sistema de submissão de trabalhos, conforme as regras estabelecidas nos modelos disponibilizados nos links abaixo:
  1. Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, um como autor principal e outro com coautor.
  2. Podem submeter trabalhos na modalidade artigo: mestrandos, mestres, doutorandos e doutores em Comunicação ou áreas afins;
  3. Podem submeter trabalhos na modalidade pôster: graduados e graduandos;
  4. As especificações de dimensão e acabamento da modalidade pôster científico são: 1,20m de altura por 0,90m de largura, orientação retrato (vertical). O acabamento deve ser em bastão e corda para fixação;
  5. Os textos completos devem ser salvos em formato .PDF e ter como título o número do GT e sobrenome dos autores (por exemplo, GT05_SOUZA_SILVA);
  6. Os trabalhos podem ter o número máximo de 5 (cinco) autores;

Informações importantes:

  • Somente serão incluídos no programa do evento e nos Anais Eletrônicos os trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos no EPCA 2017;
  • Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelos respectivos coordenadores do GT;
  • O pesquisador selecionado para apresentar trabalho nos GTs se compromete a estar presente em todas as sessões do Grupo que integrará, não apenas naquela em que o seu trabalho está incluído, assim como elaborar uma relatoria sobre um dos artigos da mesma sessão.

Grupos de Trabalho (GTs)

Os trabalhos podem ser enviados para os seguintes GTs:

 

GT 01 – Comunicação e Consumo

O GT envolve estudos e pesquisas que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como os indivíduos se constituem como consumidores e do mercado como cenário de consumo, permitindo o levantamento de insights sobre situações de compra e consumo. O que por sua vez propõe a análise de questões relativas ao campo da Comunicação que contempla as relações entre mídia, discursos, práticas e experiências que interpretam o consumo como fator social que atravessa diversos cenários contemporâneos. Desta forma, esse GT contempla textos que refletem e interpretam teorias voltadas ao campo do consumo como construtor de imaginário, de símbolos e valores culturais. Contemplam-se também trabalhos voltados para questões de publicidade e propaganda, comportamento do consumidor, antropologia do consumo e hiperconsumo.

Coordenadoras: Marianne Villegas (PPGTIDD/PUC-SP), Juliana Miranda (PPGCLC/Unama).

 

GT 02 – Comunicação, Contra-Hegemonia e Cidadania

Este GT se propõe a refletir sobre os processos de comunicação de caráter contra-hegemônico na Amazônia. A primazia dos debates diz respeito às lutas pela cidadania, que acontecem cotidianamente no território. Reconhece-se a defesa dos direitos humanos protagonizada por movimentos sociais e populares, ativistas individuais, coletivos de jovens e outras lideranças, que por meio de suas mídias alternativas, cidadãs, tentam visibilizar as desigualdades existentes e a forçar conquistas sociais na região.

Coordenadoras: Célia Amorim (PPGCom/UFPA), Larissa Santos (PPGCom/UFPA), Natália Rodrigues (PPGCom/UFPA).

 

GT 03 – Comunicação e Espetáculos Culturais Contemporâneos

Esse GT se propõe a discutir os espetáculos culturais contemporâneos a partir das manifestações populares, da arte, dos jogos e da festa contemporânea. É objetivo também lançar um olhar sobre estes espetáculos considerando a experiência social que os gera e o consumo hipercontextualizado resultado da publicidade na televisão, internet e nas mídias digitais pela transmissão em tempo real. Também acolhe trabalhos sobre o espetáculo da cidade, da arte de rua e da culinária regional.

Coordenadores: Otacílio Amaral Filho (PPGCom/UFPA), Victor Lopes de Souza (PPGCom/UFPA).

 

GT 04 – Comunicação e Etnografia

A proposta deste GT é abranger trabalhos que discutam pesquisas que dialoguem, tanto em seus aspectos teóricos quanto práticos com possibilidades, desafios, dilemas e potencialidades do uso da etnografia no âmbito do campo da Comunicação, incluindo seus aspectos e impactos simbólicos, culturais, sociais, políticos e imagéticos. Destacam-se como áreas de interesse trabalhos que possuam contribuições articulações com as Ciências Sociais, embora não se limitem a estas. É objetivo desse GT a discussão sobre vivências e práticas etnográficas, ou ainda que ensejem inspirações nelas, nos múltiplos espaços da Amazônia, do urbano, do rural ao digital. Além disto, objetiva-se aprofundar o estudo sobre as formas de pensar e compreender contextos a partir da relação entre sujeitos, suas interações e representações em narrativas com o Outro, com as mídias, os objetos e os mercados, a partir da contribuição da prática etnográfica no campo da Comunicação em interface com as experiências advindas do social.

Coordenadores: Manuela Corral Vieira (PPGCOM/UFPA), Raoni Lourenço Arraes (PPGCOM/UFPA), Tarcízio Pereira Macedo (PPGCOM/UFPA)

 

GT 05 – Comunicação e Experiência Estética

O GT objetiva contribuir para as discussões e análises de manifestações expressivas da contemporaneidade, possibilitando um olhar crítico para os fenômenos dimensionados no campo comunicacional enquanto experiência estética. Para tal, abarca tanto trabalhos teóricos quanto analíticos que estejam interessados em compreender a dimensão estética de processos comunicacionais na medida que contemplem a dimensão ativa do sensível. São interesses do GT investigações em torno de ferramentas metodológicas para o estudo da sensibilidade; os aspectos valorativos do afeto e do gosto estéticos; os enlaces entre experiência estética e entretenimento; e as várias dimensões performativas da experiência estética.

Coordenadores: Fábio Castro (PPGCom/UFPA), Rebecca Lima (PPGCom/UFPA).

 

GT 06 – Comunicação e Política

O GT acolhe perspectivas teóricas e empíricas que analisam um conjunto de elementos pertinentes às interfaces entre Comunicação e Política como: atores, fenômenos, linguagens, discursos e instituições. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, o GT incentiva as análises teóricas e empíricas que discutam questões político-comunicacionais contemporâneas envolvendo: processos comunicativos e práticas políticas tanto relacionadas à sociedade civil quanto ao sistema político; gênero e política; internet e política; representação eleitoral e não eleitoral; mídia e eleições; acontecimentos públicos e mídia; comunicação e subalternidade.

Coordenadoras: Danila Cal (PPGCom/UFPA), Luana Laboissiere (PPGCom/UFPA), Nathália Kawhage (PPGCom/UFPA).

 

GT 07 – Estudos de Audiovisual e Fotografia

O GT propõe reunir trabalhos voltados à investigação sobre linguagens audiovisuais e fotográficas, compreendendo aspectos referentes a estilo, estética, dinâmica de consumo e circulação e hibridismo de linguagens, considerando também o fluxo e a interação midiáticos das diversas plataformas, gêneros e formatos a que os produtos audiovisuais e fotográficos estão submetidos, além de suas práticas sociais, culturais, econômicas, políticas, artísticas, tecnológicas e institucionais.

Coordenadores: Leandro Lage (PPGCLC/Unama), Mariana de Almeida Ferreira (PPGCLC/Unama).

 

GT 08 – Memória nas Culturas Midiáticas

O GT Memória nas culturas midiáticas tem como objetivo promover estudos que envolvem os modos de expressão da memória no campo da comunicação. As mídias possibilitam a construção, reconstrução, reatualização, permanência ou resgate da memória (individual ou coletiva), que se expressa sob a forma de armazenamento em acervos e divulgação de imagens (estáticas ou em movimento), textos verbais e não verbais ou quaisquer outras manifestações. O GT apresenta como alvo: as diversas manifestações expressivas da memória nas práticas comunicacionais; os modos e efeitos da memória na comunicação contemporânea; as teorias acerca da relação entre comunicação e memória; a interação entre memória e a materialidade das mídias; a permanência ou transformações de memórias oficiais, pessoais ou tradicionais; a historicidade das mídias; as narrativas orais e midiáticas de histórias de vida das pessoas, as representações do passado, da vida cotidiana e das práticas comunicacionais nas mídias; memória e afetos.

Coordenadores: Netília dos Anjos Seixas (PPGCom/UFPA), Luís Francisco Munaro (PPGDRA/UFRR), Jessé Santa Brígida (PPGCom/ UFPA).

 

GT 09 – Narrativas, Comunicabilidade e Mediações Linguageiras

Estuda as narrativas em sua diversidade contemporânea, como produtoras de sentidos e de modos de interação entre sujeitos e contextos sócio-históricos, com atravessamentos entre dispositivos e espaços midiáticos. Acolhe pesquisas sobre o caráter comunicacional das narrativas na sociedade, as dimensões da mediação em que as narrativas estão implicadas, reflexões sobre experiência, cultura, imaginário, sociabilidade e midiatização, reunindo trabalhos voltados para uma compreensão sobre como as narrativas são produzidas, postas em circulação e integram modos de interpretar e mesmo organizar simbolicamente eventos e significados da atualidade, do cotidiano ou de diferentes temporalidades.

Coordenadores: Alda Cristina Costa (PPGCom/UFPA), Vânia Torres (PPGCLC/Unama), Nathan Nguangu Kabuenge (PPGCom/UFPA), Sergio Ferreira Junior (PPGCom/UFPA).