Com o intuito de estimular o desenvolvimento de um ambiente de reflexão politizada sobre as pesquisas em Comunicação na Amazônia, o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA) é realizado pela primeira vez, em 2017.

Partindo do esforço discente do e junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom – UFPA), o evento expande e se adapta.

Assim, chegamos a quarta edição do EPCA em um ano de acontecimentos que nos colocam desafios dos mais diversos. O tema do EPCA 2020 é Pesquisa em Comunicação na Amazônia: os desafios de fazer ciência em tempos de crise na tentativa de (re)elaborar pensamentos e reflexões sobre o atual contexto.

Além das limitações de mobilidade, que vão afetar diretamente o movimento de conectividade digital, a partir dos enfrentamentos de saúde que nos atravessam, temos as afetações que chegam aos campos da pesquisa em Comunicação. Enquanto evento que propõe discussões nessa área, o fazer ciência em tempos como estes é o foco central do EPCA 2020.

Neste ano, o evento será realizado em formato totalmente digital e gratuito.

Serão três dias de evento, o primeiro dia (26) será dedicado à abertura do EPCA 2020 Edição Especial Online e aos debates encabeçados por docentes, discentes, entre outras personalidades regionais convidadas. Já os dias 27 e 28 de agosto serão dedicados às apresentações e discussões de trabalhos.

O EPCA 2020 Edição Online vem com a intenção de compor o conjunto de espaços de fomento da visibilidade das pesquisas em Comunicação, na região Amazônica.