Com o objetivo de integrar pesquisas e pesquisadores/as da área de Comunicação em torno de temáticas afins, mas a partir de perspectivas e experiências diversas, o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia, Epca 2019, conta com a realização de Grupos de Trabalho (GTs).

Atualmente, o evento comporta 8 GTs, que abordam temas como jornalismo, mídias digitais, socialidades, cidadania, política, gênero e sexualidades, consumo, imagem. A proposta é viabilizar o diálogo entre os pesquisadores/as, possibilitando não apenas o compartilhamento dos resultados de suas pesquisas, mas também a troca de contribuições para enriquecimento mútuo dos trabalhos.

As ementas e informações sobre cada um dos GTs podem ser conferidas aqui.

GT1 – Comunicação e Processos Socioculturais 
Coordenação: Prof. Dr. Otacílio Amaral (PPGCOM/UFPA); mestranda Mayra Leal (PPGCOM/UFPA); mestranda Laís Teixeira (PPGCOM/UFPA)
Ementa: A proposta deste Grupo de Trabalho é refletir sobre as experiências culturais das populações da Amazônia e suas socialidades, abarcando processos contemporâneos como as manifestações populares, a festa, a arte e os jogos nos espaços onde eles se materializam como a mídia e a cidade. Estão no escopo central da discussão conceitos como espetáculo, representação, performance, imaginário e identidade. Pretende-se acolher trabalhos que abordem processos socioculturais dentro do campo de pesquisa da comunicação e suas interfaces, considerando as dimensões estéticas e intersubjetivas desses fenômenos.

GT2 – Comunicação e Política 
Coordenação: Profª. Drª. Janine Bargas (Unifesspa); Profª. Drª. Rosaly Brito (PPGCOM/UFPA); doutoranda Lorena Esteves (PPGCOM/UFPA); mestrando Fabrício Rocha (PPGCOM/UFPA)
Ementa: O GT acolhe perspectivas teóricas e empíricas que analisam um conjunto de elementos pertinentes às interfaces entre Comunicação e Política como: atores, fenômenos, linguagens, discursos e instituições. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, o GT incentiva as análises teóricas e empíricas que discutam questões político-comunicacionais contemporâneas envolvendo: processos comunicativos e práticas políticas tanto relacionadas à sociedade civil quanto ao sistema político; gênero e política; internet e política; representação eleitoral e não eleitoral; mídia e eleições; acontecimentos públicos e mídia; comunicação e subalternidade. Acolhe também pesquisas que tratem de interfaces e nuances sobre a comunicação pública; Tecnopolítica e ativismo social;  Comunicação e a construção do comum; Política, afetividade e confluências; Lutas por reconhecimento e mobilização social; Estética, política e afetos. 

GT3 – Comunicação, Gênero e Sexualidades Plurais 
Coordenação: Profª. Drª. Danila Cal (PPGCOM/UFPA); mestranda Nathália Fonseca (PPGCLC/UNAMA), doutorando Elias Serejo (PPGCOM/UFPA) 
Ementa: Este GT acolhe trabalhos que se debruçam sobre a interface entre as diversas arenas comunicativas e os estudos de gênero, corpos e diversidades sexuais em sua pluralidade de intersecções. Contempla investigações que envolvam o tensionamento político acerca das reflexões sobre de gênero e sexualidade nos media e sua interpelação por relações de poder e empoderamento; a construção de sujeitos políticos no entrave público/privado na perspectiva das interações sociais cotidianas – face a face ou mediadas por tecnologias  – e os estudos político-feministas de mídia; assim como o diálogo entre o campo comunicacional em interlocução com teóricas e teóricos queer; além de reunir trabalhos que discutam gênero e sexualidades a partir das diferenças – como marcadores sociais oriundos da heteronormatividade compulsória, identidades e a perspectiva de raça, classe, etnia e demais marcadores sociais da diferença.

GT4 – Comunicação, Etnicidades e Cidadania 
Coordenação: Profª. Drª. Célia Trindade Amorim (PPGCOM/UFPA; Investigadora em Pós-Doc no CES/UC); mestranda Lanna Paula Ramos (PPGCOM/UFPA); mestranda Denise Salomão (PPGCOM/UFPA); e a mestre Larissa Pereira Santos.
Ementa: Este GT tem interesse em trabalhos que reflitam sobre processos comunicacionais sob uma perspectiva de resistência frente à expansão do capitalismo, do colonialismo, do racismo e de outros modelos de pensamento e representação que excluem as experiências de povos amazônicos historicamente marginalizados como os povos originários, quilombolas, negros, e quaisquer outros invisibilizados na construção de conhecimentos. O GT contempla, assim, discussões que coloquem na centralidade experiências e processos identitários desses grupos sociais e suas implicações na percepção de territorialidade e articulação das diferenças culturais; produções e interações comunicativas contra hegemônicas (comunitárias/ alternativas) local/global que envolvam comunidades, movimentos sociais, associações, organizações civis, entre outras, e que visam a transformação social e a garantia de direitos de cidadania.

GT5 – Comunicação e narrativas contemporâneas 
Coordenação: Profª. Drª. Alda Costa (PPGCOM/UFPA); Prof. Dr. Paulo Nunes (PPGCLC/UNAMA); doutorando Nathan Nguangu Kabuenge (PPGCOM/UFPA); doutoranda Lídia Karolina de Sousa Rodarte (PPGCOM/UFPA)
Ementa: Estuda as narrativas em sua diversidade contemporânea, como produtoras de sentidos e de socialidades entre sujeitos e contextos sócio-históricos, entre dispositivos e espaços midiáticos, entre jornalismo, publicidade e outros domínios comunicacionais. Acolhe pesquisas sobre as narrativas enquanto atos comunicativos e relacionais, como interpretações, construções e representações de si e do mundo social, assim como experiências estéticas e culturais. Abarca ainda pesquisas que envolvem a compreensão das narrativas na organização imaginária e simbólica de eventos da atualidade, do cotidiano ou de diferentes temporalidades, e narrativas como espaços da memória, da história e da comunicação dos sujeitos com o mundo.

GT6 – Comunicação, Consumo e Tendências
Coordenação: Prof. Dr. Luiz LZ Cezar (PPGCOM/UFPA); Profª Drª Manuela Corral (PPGCOM/UFPA); mestranda Camila Guimarães (PPGCOM/UFPA); mestrando Elson Santos (PPGCOM/UFPA)
Ementa: O GT tem como objetivo refletir os processos de (res)significações por meio de interações comunicacionais  mediadas por práticas que envolvam o consumo, a inovação, as tendências e os comportamentos sociais na área da comunicação, mas também, em diálogo com saberes afins. Contempla ainda os agenciamentos, as representações midiáticas no viés da convergência, da transmídia, das narrativas e das interações sociais que possam ser palco de lutas por visibilidade e debates envolvendo marcadores sociais da diferença.

GT7 – Comunicação e Imagem
Coordenação: Prof. Dr. Leandro Rodrigues Lage (Unifesspa; PPGCOM/UFT); mestrando Jean Lucas T. Bremgartner (PPGCOM/UFPA)
Ementa: A proposta do GT é receber trabalhos que abordem as dimensões comunicacionais, culturais, simbólicas, estéticas, políticas e narrativas das imagens, com ênfase nos desafios e potencialidades da produção, fruição e circulação de formas expressivas visuais, fotográficas, artísticas e audiovisuais. Procura-se discutir o papel criativo e mediador das imagens e visualidades na configuração de modos de apreensão, construção do real e produção de sentidos na conformação de experiências de comunicação, bem como o lugar do espectador e do produtor em diferentes regimes visuais. Evidencia-se, ainda, a construção de relações entre técnicas e poéticas a partir dos diferentes dispositivos imagéticos e expressividades visuais em torno dos imaginários em seus variados desdobramentos, seja nas produções artísticas, seja nas esferas midiáticas, incluindo-se as variadas dinâmicas, hibridismos e linguagens visuais.

GT8 – Jornalismo e Tecnologias Digitais
Coordenação: Profª. Drª. Elaide Martins (PPGCOM/UFPA), Profª. Drª. Maíra Evangelista de Sousa (PPGCLC/UNAMA) e doutoranda Camila Simões (PPGCOM/UFPA)
Ementa: O GT tem como objetivo refletir sobre o jornalismo, compreendendo as transformações e novas dinâmicas de seus produtos, formatos, narrativas e linguagens, como também das práticas profissionais, das relações com o público, das organizações de mídia frente aos usos e apropriações das tecnologias digitais, bem como discuti-lo como uma prática social e cultural contemporânea. A proposta abarca pesquisas teóricas e empíricas que problematizam e discutam o jornalismo a partir de temáticas como inovação, convergência, transmídia, multiplataforma, mobilidade, ubiquidade, sites de redes sociais, games, realidade virtual, internet das coisas, algoritmos, fake news e demais práticas jornalísticas da atualidade.

Fechar Menu
×